segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O Youtube como forma de treino para comunicar

 Há uns anos comecei a escrever para os jornais locais, propondo os meus próprios textos de opinião. Depois fui colaborando pontualmente noutras publicações, num esforço para tentar melhorar a minha expressão escrita, mas também com o objetivo de ordenar as minhas próprias ideias. Criei vários blogues, sendo o primeiro de todos o abuscapelasabedoria.blogspot.com. Para além deste mantenho, entre outros, também o desartistico.blogspot.com, onde vou partilhando criações originais em vários formatos. Aproveito também algumas redes sociais específicas, tais como o Instagram e agora, mais recentemente, o Youtube. Todas estas criações servem três propósitos: registar o que faço, disponibilizar para poder receber críticas e aprender durante o processo. 

O Youtube tem-me permitido treinar outro tipo, mais profundo, de competências, que no meu caso eram praticamente inexistentes. A dicção, a fluidez do discurso e a emotividade da expressão não verbal eram miseráveis. Hoje continuam a ser fracas, mas a predisposição e regular produção de conteúdos vídeo, falando para uma câmara despersonalizada, que regista todas as nossas falhas, tem gerado imensas aprendizagens pessoais. Porque só é possível comunicar algo que se compreende, criar conteúdos vídeos de monólogos ou de diálogos é uma forma poderosa de nos submetermos a um processo contínuo de formação através da experimentação e da tentativa-erro. Esta é uma técnica típica da aprendizagem através dos jogos - que é algo a que me tenho dedicado - pois são arenas de experimentação estruturada por regras e com produção de respostas e avaliação para o desempenho dos jogadores. 

A produção de vídeos, submetidos numa rede social como o Youtube, é por si só também muito semelhante à aprendizagem pelos jogos. Podemos ver o resultado do que produzimos, para análise e melhoria. Os conteúdos submetidos numa rede social interativa permitem obter avaliações, quer pela quantidade de visualizações, quer pelas reações de aprovação ou desaprovação, tal como pelos comentários que eventualmente podemos receber. 

Neste momento o meu canal de Youtube “Jogos no Tabuleiro” (Youtube.com/c/jogosnotabuleiro), como expressão de entretenimento, mas também como espaço de exploração dos jogos de tabuleiro como ferramentas de aplicação para contextos sérios, ultrapassou os 1.000 seguidores. É muito pouco quando comparado com os canais mais visitados. Mas é muito para mim, uma vez que tem sido uma forma de cumprir os tais três objetivos anteriormente referidos: registo, avaliação e aprendizagem. 

Por isso, recomendo que experimentem algo de semelhante. Podem ficar muito longe dos principais youtubers, mas podem construir algo útil para vocês e para os outros, num espaço online interativo de aprendizagem individual e coletiva, no qual vão desenvolver competências essenciais para o atual e futuro mercado de trabalho. Fazer isto está cada vez mais simples, podendo ser feito através dos nossos telemóveis e com software fácil de utilizar.


Texto publicado no Diário de Leiria.


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Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





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