segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O amianto e as condutas de abastecimento público de água

Mesmo para quem esteja menos atento aos resíduos produzidos pela construção civil e obras públicas, já ouviu, com certeza, falar dos perigos do fibrocimento, mesmo que desconheça na prática do que se trata. O fibrocimento é um produto à base de cimento (90%) e fibras de amianto (10%), utilizado nas últimas décadas para produzir telhas, depósitos e tubagens. Este é um material perigoso devido à presença de amianto na sua constituição, sabendo-se hoje do potencial cancerígeno desta substância, caso estejamos em contacto com ela (especialmente pela inalação).


Actualmente já quase não se utiliza fibrocimento contendo amianto na construção. Mas surgiu a necessidade de lidar com as grandes quantidades desse material, ainda com amianto na sua composição, que se encontrava, e encontra ainda, aplicado nas mais diversas construções e infra-estruturas. Daí ter surgido legislação específica de segurança e higiene para os procedimentos de remoção, manuseamento e posterior armazenamento e tratamento desses materiais, especialmente quando removidos de edifícios ou outras infra-estruturas. De notar que essas regras são bastante apertadas e rigorosas, somente sendo possível a empresas e técnicos certificados proceder a essas operações, isto através do recurso a equipamentos específicos de protecção individual e colectiva. No entanto, os cuidados tidos, por exemplo, para telhas nem sempre são transpostos para o manuseamento de outros elementos de construção em fibrocimento.

Nos dias que correm, são ainda muitas as condutas de abastecimento de água em funcionamento de fibrocimento, que só por si já é preocupante, mas mais será ainda se se pensar também no tratamento que se vai dando aos resíduos proveniente da sua substituição. Muitas dessas condutas, um pouco por todo o país, têm vindo a ser substituídas sem o mínimo de cuidado com os resíduos daí provenientes.


A dualidade de critérios no que toca ao tratamento dos resíduos semelhantes deveria ser melhor analisada. Porque são tratadas as telhas com tão zelosos cuidados quando o mesmo não se verifica nas condutas

É urgente substituir as condutas em fibrocimento, quer pela sua antiguidade, quer por abastecem partes significativas das nossas cidades e suas populações, especialmente as zonas mais antigas. Mas há que ter em conta os impactos dessas operações sobre o ambiente e, acima de tudo, com a Saúde Humana. No entanto manter estas redes, com condutas em fibrocimento em funcionamento, não é seguramente uma opção a médio e longo prazo.

(Texto publicado no Diário de Leiria em 11 de Janeiro de 2010 e no Jornal de Leiria em 21 de Janeiro de 2010)

2 comentários:

  1. Fiz um clique em "discordo", em parte, e vou dizer porque razão:

    1 - A grande maioria das condutas de água de Fibrocimento ainda existentes em funcionamento não contem amianto, tal como algumas placas de cobertura ou telhas, onde foram utilizadas outras fibras. Pelo que sei existe uma data (diferente para cada produtor de fibrocimento) onde se deixou de utilizar o amianto, poderá consultar as marcas tais como a "Lusalite" ou "Cimianto" entre outras, eles sabem dizer qual o ano que deixaram de utilizar o amianto na composição do fibrocimento.

    2 - O fibrocimento associado ás condutas de abastecimento não causa qualquer problema para a saúde. Como disse acima e bem, o problema é a sua inalação. A entrada desta substância para o sistema digestivo não causa qualquer problema para a saúde, podemos beber água descansados em nossas casas.
    3 - Sobre o manuseamento em obra destas condutas, é o assunto mais preocupante que reporta no seu texto acima, visto que de facto era importante em primeiro lugar saber se contem cimianto, e se contivesse deveria na sua remoção ser efetuado o tal tratamento de residuos conforme se faz na remoção de placas em outras obras como o engº bem conhece, contudo, sei que a grande maioria das obras de substituição deixa-se enterrada no lugar dela a antiga fora de serviço, e constrói-se uma nova ao lado. Muitas vezes é necessário efetuar cortes nestas condutas para estas intervenções, bem como nas intervenções do dia a dia de reparação de roturas, e aqui sim o assunto seria muito importante se estas contiverem na sua composição o amianto, até porque o corte normalmente é feito com disco abrasivo que faz uma boa poeira envolvente que é facilmente inalada pelo operador/canalizador.

    Cumps.

    ResponderEliminar
  2. A principal das questões do fibrocimento em condutas não se prende com o funcionamento normal destas, até porque as deposições de cloro servem de defesa. O problema será a fragilidade destes materiais que leva a constantes roturas. Também em obra a remoção deste materiais leva sempre a quebras e desprendimentos de partículas, que, como sabemos, pode levar ao risco de inalação.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails

Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





TOP WOOK - EBOOKS

Novidades WOOK - Ciências

TOP WOOK - Economia, Contabilidade e Gestão

Novidades WOOK - Engenharia

Novidades WOOK - Guias e Roteiros