segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Levar uns jogos para as férias em família

 Em plena pandemia, sem sinal de abrandar em Portugal, os nossos hábitos de férias vão ter de sofrer algumas alterações. As grandes aglomerações em praias, hotéis, parques de campismo, festivais ou outros espaços semelhantes sofreram um rude golpe. O turismo urbano vai pelo mesmo caminho, pois as filas para visitar atrações, concentrações em espaços exíguos e o uso dos transportes públicos são desaconselhados. 

Muitas pessoas vão ter de reinventar hábitos. Provavelmente, muitos vão tentar escapar aos destinos habituais, procurar turismo rural e locais onde, eventualmente, consigam escapar a multidões. Não é apenas uma opção de gosto, este ano tem mesmo de ser assim. Muitos vão acabar por ficar por casa, apenas com saídas pontuais para arejar. Seja como for, a tendência será ficar e socializar com as mesmas pessoas em espaços delimitados e controlados. 

Mas esta nova realidade vem trazer desafios. Então o que fazer para ocupar e entreter estes grupos de pessoas em confinamentos condicionados? A minha resposta são as atividades coletivas, aquelas que possam fazer em casa, ou no exterior sem terem de se sujeitar a contactos externos. Teremos momentos em que iremos ficar em casa, provavelmente mais à noite, quer seja com a família ou com amigos com quem formos mantendo relacionamentos de proximidade e que estejam dentro da nossa rede próxima de contactos. 

Nesses momento, em que vamos ter de descobrir novas atividades, recomendo - como é meu hábito - experimentarem os novos jogos de tabuleiro. Podia recomendar outras coisas, mas os jogos são mais interativos e fomentam a socialização. Nos jogos de tabuleiro estamos todos a participar em simultâneo, olhos nos olhos, cara a cara. Se estivermos protegidos com essas pessoas do exterior então não haverá perigo. 

Com tanta novidade de jogos por explorar vão ter imensas possibilidade para aproveitarem estes momentos em grupo. Podem organizar sessões de jogos depois dos passeios e de fazer outras atividades. Podem até levar alguns desses jogos, aqueles mais simples e transportáveis, para as vossas próprias saídas, para jogar num jardim, debaixo de uma sombra, perto do rio ou do mar. Existem jogos para todos os tipos e apropriados a todas as condições possíveis e imaginárias.

Deixo então algumas recomendações de jogos simples, rápidos e transportáveis, destes novos designs que podem agradar a muitas pessoas.

Coloretto: um jogo de cartas em que temos de apanhar cartas de conjuntos que nos beneficiem e deixar as menos desejáveis aos adversários.

Dobble: jogo rápido de associação de objetos em que os mais rápidos a fazer essas associações ganham. 

Vende-se: jogo de leilões em que vamos tentar fazer os melhores negócios na compra e venda de casas.

Optimus: um jogo com alguns dados e que basta uma caneta para jogar, enquanto vão tentar fazer múltiplas combinações na nossa folha e libertar pontos. 

Millions: jogo de luta pelas cartas positivas e evitar as negativas, em que os jogadores têm de gerir os seus recursos durante o processo. 


Texto publicado no Diário de Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





TOP WOOK - EBOOKS

Novidades WOOK - Ciências

TOP WOOK - Economia, Contabilidade e Gestão

Novidades WOOK - Engenharia

Novidades WOOK - Guias e Roteiros