quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Jogos de tabuleiro modernos nas atividades de enriquecimento curricular em Leiria

As atividades de enriquecimento curricular (AECs) existem há bastante tempo e foram várias as escolas que tentaram inovar nesta matéria, quer seja pela introdução de atividades que reforçam os conteúdos ministrados, quer por outras que criam atividades disruptivas, mas igualmente importantes para as crianças. 

Em Leiria existe uma AEC que contribui para o processo educativo de uma forma divertida através de jogos de tabuleiro. No Agrupamento de Escolas D. Dinis, neste ano passado de 2018/2019, houve uma clara intenção de inovar, surgindo nas escolas do ensino básico várias AECs inovadoras. Uma delas foi a AEC que desenvolvemos através dos Boardgamers de Leiria da Associação Asteriscos. Foi algo novo, cheio de desafios e que ainda estamos a avaliar, mas provámos que é possível fazer. Ao logo deste ano, cerca de 700 crianças jogaram jogos de tabuleiro modernos, que é como quem diz: jogos analógicos de inspiração nos jogos desenvolvidos na Alemanha a partir dos anos 80 do século XX, em plena era de expansão dos jogos digitais. Estes jogos são diferentes dos jogos de massas, aqueles que todas as pessoas conhecem e que estão à venda em todas as grandes superfícies. Estamos a falar de jogos de autor, que tendem a evitar o fator sorte, a gerar atividades de grupo com tempo controlado, em que nenhum jogador é eliminado durante as partidas e nem existem ataques, mas em que ganha quem tiver sido mais eficiente. Estes jogos podem ser até cooperativos, com todos os jogadores colaboram para superar os desafios do jogo. Acima de tudo, apesar de todas estas caraterísticas, estes jogos são divertidos e interessantes para todas as idades, pois não foram pensados para serem jogos educativos. Ou seja, divertem primeiro que tudo. E, se devidamente utilizados, podem educar e ensinar inúmeras competências e conhecimentos.

Mas não foi só nas AECs que estes jogos fizeram sucesso nas escolas de Leiria. Também no Jardim-Escola João de Deus decorreram atividades com jogos de tabuleiro modernos, tendo sido possível fazer um trabalho muito específico enquanto as crianças brincavam. Também em atividades direcionadas para famílias, inseridas num projeto de melhoria do desempenho escolar, que realizamos em parceira com a GO’WE para a Comunidade Intermunicipal do Oeste, testemunhámos o poder destes jogos na geração de momentos de partilha e diversão intergeracional. 

No entanto este trabalho não foi fácil. Nos Boardgamers de Leiria, como em toda a associação Asteriscos, somos maioritariamente voluntários que constroem estes projetos por paixão, e porque sabemos e conhecemos o seu potencial destes jogos. Para nós tem sido também uma aprendizagem. Ver uma ideia, quer surgiu através do apoio importantíssimo da Associação de Pais da Escola dos Capuchos, parece agora quase inacreditável. Este esforço coletivo permitiu criar uma realidade que meteu Leiria no mapa nacional da inovação em atividades de enriquecimento curricular. Por isso aproveito para agradecer a todas as pessoas e instituições que nos apoiaram. A todos um muito obrigado.
Texto publicado no Diário de Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





TOP WOOK - EBOOKS

Novidades WOOK - Ciências

TOP WOOK - Economia, Contabilidade e Gestão

Novidades WOOK - Engenharia

Novidades WOOK - Guias e Roteiros