domingo, 3 de julho de 2011

Há más campanhas que vêm por bem e trazem oportunidades

Os resul­ta­dos estão aí, mas, antes do ime­di­ato da sua análise, deve­mos, sem receios,  olhar um pouco para trás. Então, lem­brando as cores e os sons, as ban­deiras e as frases de ordem, o que nos ficou na memória? Afi­nal o que mar­cará a história desta cam­panha? Não tenho receio em afir­mar que  esta foi uma das mel­hores cam­pan­has até hoje, pois, de tão redun­dante e vazia (com excesso de pes­soal­is­mos na forma do enx­o­valho e falta de con­teú­dos – a ver­dadeira razão para a con­frontação política), só pode ser uma opor­tu­nidade de mudar e mel­ho­rar. Parece para­doxal, e até o é de facto. Mas, por vezes, só mesmo quando algo que­bra ou entra em ruína é que se pensa em recon­struir e reedificar.

Diz-se que a neces­si­dade faz o engenho. Então, se con­sid­er­ar­mos que o país está à beira da ruína cívica, sem falar  na insus­tentabil­i­dade a todos os out­ros  níveis, há que refun­dar esta nossa democ­ra­cia, tão própria e esvazi­ada de cidada­nia infor­mada e activa. Sim, temos sido uns ver­dadeiros idio­tas – isto do ponto de vista eti­mológico do termo –, mas se cal­har nunca nos ensi­naram a ser de outro modo. Por isso, só nos resta assumir que é urgente ser­mos (re)ensinados, que temos de mudar mel­ho­rando. Temos de ser mais e mel­hores cidadãos e, de futuro, o “ninguém nos disse” não pode servir de des­culpa, pois sem­pre pudemos, e con­tin­u­amos a poder, ir à procu­rar do “sig­nifica isto” ou “é assim que se faz”. Deve­mos pas­sar a ser cidadão com “C” grande, com C de: Con­scientes; Cívi­cos; Cumpri­dores; Coop­er­antes; e Capacitados…

Estando aí a opor­tu­nidade há que agarrá-la, sem ficar­mos agar­ra­dos ao sofá e aos maras­mos do dia-a-dia que só nos reme­tem para o vazio das críti­cas ocas. Mesmo as calami­dades sub­jec­ti­vas, rimam com opor­tu­nidades, colec­ti­vas e activas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





TOP WOOK - EBOOKS

Novidades WOOK - Ciências

TOP WOOK - Economia, Contabilidade e Gestão

Novidades WOOK - Engenharia

Novidades WOOK - Guias e Roteiros