domingo, 21 de agosto de 2011

Fazer do "mau tempo" um "bom tempo" para a cultura

Há muito que não se via um Agosto assim, aliás, eu nunca vi no oitavo dos meses - o mês do imperador augusto, o magnífico - um tão envergonhado sol, estranhamente longe. Pode-se dizer, lembrando o imperador que deu nome ao mês, que de magnifico o tempo pouco tem tido, especialmente para quem está de férias e contava regalar-se com o sol, e desse modo vestir um tão apreciado bronzeado.
Mas será que o Verão não poderá servir também para outras vestimentas para além do bronzeado? Pode sim! Pode servir para vestir a alma!, mesmo que os corpos exibam menos roupa.
Com o tempo arruinado para praias e afins, há que encontram ocupação. Pela cidade de Leiria a escolha parece ser o shopping e o comercio do centro da cidade - a crise do sol eclipsa a crise do comercio, pelo menos em número de pessoas que desfilam frente às montras. No entanto, as lojas estão abertas todo o ano e com horários cada vez mais extensos - para o bem e para o mal -, sinal dos tempos que permite compatibilizar o saciar das nossas necessidades - reais ou não - de consumo com o ritmo da vida laboral. Por outro lado, museus e espaços culturais nem sempre estão "abertos" quando os queremos ou podemos visitar, especialmente se isso for durante as rotinas de trabalho. Nem sempre é fácil visitar espaços que fecham antes de sairmos do nosso emprego, que não abrem durante a hora de almoço ou que trancam portas aos fins de semana. Apesar disso, temos de reconhecer que os recursos são limitados e que  nem sempre é fácil ter todos os espaços abertos nas horas mais convenientes para todos os utentes. Lentamente, para usufruto de todos nós isso acabará eventualmente por ir mudando, tal como se passou já por outras paragens.
Pessoalmente, aproveitando o "mau tempo", aconselho uma visita cultural a Leiria, ao seu concelho para começar. Não quero, deste modo, dizer que o mau tempo é a única justificação para fazer visitas culturais, muito pelo contrário, mas Verão e Agosto costumam "rimar" com praia e banhos.
Assim, há que aproveitar a oportunidade para visitar: o Castelo e o MIMO; os vários edifícios religiosos; o urbanismo e arquitectura da zona histórica e rossio da cidade; as exposições temporárias do Banco de Portugal; o Moinho de Papel; o Museu Escolar; o Lapedo; a Casa Museu João Soares; etc. Mas como Leiria é mais que o seu concelho, é também todo o seu distrito que  convida a um diversificado roteiro turístico, com uma grande oferta: cultural; ambiental/ paisagística; gastronómica; etc.
Se o tempo é incerto, podemos fazer disso uma oportunidade inovando. Podemos aproveitar para sair na nossa terra, para conhecer a nossa cultura e património, para conversar e ouvir as nossas gentes, para apreciar o que se faz nas artes e espectáculos, para descobrir os nossos produtos e paisagens.
Há que fazer do "mau tempo" um "bom tempo", de oportunidades, para umas férias com cultura.

Texto publicado no Diário de Leiria em 17 de Agosto de 2011 e no Jornal de Leiria em 18 de Agosto de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





TOP WOOK - EBOOKS

Novidades WOOK - Ciências

TOP WOOK - Economia, Contabilidade e Gestão

Novidades WOOK - Engenharia

Novidades WOOK - Guias e Roteiros