sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Porque não vamos estar sozinhos: algumas recomendações de jogos para animar o Natal

 Este foi um ano estranho por muitos motivos, um deles foi o acelerado ritmo a que chegámos ao Natal. Pelo menos foi assim que eu senti o passar do tempo. A abertura do verão passou num ápice, e de súbito o agravar da situação e as preocupações com todas as incertezas trouxeram um Natal sem preparação. 

Este não teremos um Natal convencional. Vamos ter de reduzir o número de pessoas com quem iremos estar. As grandes reuniões de família e de amigos terão de ser adiadas. No entanto, uma grande maioria de nós também não estará sozinha. Vamos tentar todos estar à mesa, pelo menos com a família mais próxima ou com quem convivemos diariamente. Vamos ter de ficar em casa, evitando os passeios e as aglomerações que também ajudavam a dar ao Natal as suas cores. Vai ter de ser diferente. 

Mas existem outras alternativas. Temos de as encontrar para explorar este tempo que temos. A minha recomendação é, novamente, jogos de tabuleiro, jogos analógicos que fortalecem as nossas interações e relações. Não estou a falar dos jogos clássicos, aqueles que vemos, de forma repetida ano após ano, na maioria dos supermercados e grandes superfícies. Estou a falar de outros, dos jogos de tabuleiro modernos, especialmente dos jogos de inspiração europeias, que geram interações mais colaborativas e menos conflituosas, mesmo sendo competitivos. Apesar de serem menos conhecidos, estes jogos começam a ser mais comuns cá em Portugal, com editoras nacionais a ganharem escala, incluído as de Leiria.

Deixo então aqui algumas recomendações, desta vez de 7 jogos simples, onde podem explorar múltiplas experiências na quadra que se avizinha. Recomendo, naturalmente, alguns jogos que estão disponíveis em Portugal:

3 Tigres: jogo do “desconfia” em formato cartas, com novas habilidades e com ilustrações muito cativantes, que pode ser jogado em 15 minutos.

Café: jogo rápido de planeamento e gestão, em que as cartas representam as nossas infraestruturas e os cubos a nossa produção de café.

Código Secreto: jogo de espiões onde o significado das palavras e seus adjetivos fará a diferença entre a vitoria e derrota.

Ekipas: jogo de festa com atividades de perguntas, desenhos e muito mais, mas onde a dimensão coletiva e trabalho em equipa gera momentos hilariantes nunca vistos. 

Monstro das Cores: jogo colaborativo que nos vai levar a falar sobre os nossos sentimentos e emoções.

Poker de Bichos: jogo de bluff que vai testar a capacidade de ocultar, mas também a decisão estratégica.

Rossio: ao colocarmos peças e gerirmos dinheiro e trabalhadores iremos contruir a praça do Rossio. 

Estes são apenas alguns dos exemplos das centenas de jogos que estão disponíveis em Portugal. Estes são alguns dos mais simples. Despois existem muitos outros, para quem se queira aventurar em experiências mais profundas. 

Somos um povo de interações à mesa, embora ficar por casa não seja um hábito muito generalizado, talvez estes e outros jogos nos ajudem a ultrapassar com mais alegria este Natal diferente. 


Texto publicado no Diário de Leiria


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





TOP WOOK - EBOOKS

Novidades WOOK - Ciências

TOP WOOK - Economia, Contabilidade e Gestão

Novidades WOOK - Engenharia

Novidades WOOK - Guias e Roteiros