quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Ressurgimento da vertente social da Social-democracia em Leiria

Algo de notável aconteceu em Leiria. A Acção Social está na ordem do dia e ainda bem. Algumas forças políticas locais, que até agora aparentemente andavam distanciadas destas questões, apelam à mobilização de fundos para a acção social no Concelho de Leiria. A razão ao certo para esta nobre preocupação escapa-me, será porque nos aproximamos do Natal (onde todos somos mais solidários) ou porque estamos no Outono (vivendo de um período pós-eleitoral)? Apesar das suposições, estas questões são mais que pertinentes e não devem ser abordadas de ânimo leve, pois estamos a falar de Pessoas. Essas mesmas pessoas sabem que esta crise não teve inicio em Outubro, nem sequer no presente ano, é bem anterior a isso. Isto pressupunha que o anterior executivo já tivesse tomado medidas de acção social adequadas à escala local, o que não fez com sucesso.
Então, se a crise não é de agora nem as dificuldades que a grande maioria dos Portugueses têm vindo a ser sujeitos, incluindo os Leirienses, com que legitimidade é que algumas forças políticas pegam agora na bandeira da acção social, assumindo-se como paladinos da solidariedade social, da defesa da igualdade e da equidade? É de louvar os ressurgimentos da social-democracia na sua vertente mais social. Mas será autêntica essa preocupação? Ou apenas um aproveitamento político para justificar os votos contra a baixa do IRS proposto pelo actual executivo da Câmara Municipal de Leiria?

 Enquanto defensor da tomada de medidas, por parte do poder nacional e local, que promovam a igualdade de oportunidades e uma verdadeira equidade social, nada me tornaria mais feliz se todos os partidos, especialmente aqueles que assumem a social-democracia, se preocupassem efectivamente com as causas sociais. Lamento apenas o tempo que demorou até estas preocupações maturarem, mais de 30 anos!
Em Leiria quem verdadeiramente venceu foi a causa social, pois, a partir de agora, não será somente o PS e os restantes partidos mais à esquerda a defender a tomada de medidas de acção social, promotoras de equidade e igualdade de oportunidades.

(Texto publicado no Diário de Leiria de 10 de Dezembro de 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





TOP WOOK - EBOOKS

Novidades WOOK - Ciências

TOP WOOK - Economia, Contabilidade e Gestão

Novidades WOOK - Engenharia

Novidades WOOK - Guias e Roteiros