sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Educação como motor do Empreendedorismo

A “crise” é o mote de muitas das conversas, o tema de muitas discussões, e para todos nós uma grande preocupação. Mas afinal o que é a crise? É uma crise financeira, é uma crise económica, é uma crise de confiança, uma crise de valores, um misto de tudo isto ou uma outra coisa qualquer? Seja qual for, cabe-nos a todos ter um papel activo na luta contra esta e qualquer outra crise que venha a surgir no futuro, participando de um modo informado e activo na governação local e nacional. Devemos estar informados para poder exigir, mas não nos pormos à margem com a desculpa de falta de informação. Há que evitar a dualidade desinformação/inacção, tendo as instituições públicas o dever de informar e despertar os cidadãos para a vida cívica activa.
Na minha opinião, as crises minimizam-se dotando os cidadãos e a própria sociedade com ferramentas activas e passivas de prevenção e resposta. Mas quais? Eu diria que a solução passa por uma aposta em dois caminhos estratégicos bem definidos, aplicáveis a nível local e nacional.
O primeiro seria o aumento da capacidade de intervenção do poder local para resolver problemas pontuais numa fase inicial, evitando que um pequeno problema de fácil resolução atinja uma escala regional e até mesmo nacional. Assim, somente se recorreria às autoridades nacionais se o problema em causa fosse de uma magnitude incomportável para a capacidade de resposta autárquica e instituições locais. Dado que os fundos de intervenção são e serão sempre poucos para acudir a todos os males, a intervenção teria de ser estratégica e cirúrgica. Por exemplo, apoiar uma empresa em dificuldades temporárias que tenha potencial e futuro, apoiar famílias que se vêm repentinamente em dificuldades financeiras, apoiar instituições e associações que mobilizem a sociedade civil para os actos cívicos e de apoio social.
O segundo seria o acesso universal à informação e à educação. Com uma educação moderna e capaz de dotar os mais jovens de competências para que sejam empreendedores, despertos para a modernidade, civicamente e socialmente conscientes e informados sobre o mundo à sua volta, teremos mão-de-obra qualificada, capaz de responder às necessidades do mercado de trabalho ou até de criar o próprio emprego. Um país com mão-de-obra especializada é um país rico e com o potencial de crescimento e evolução, ou seja, muito menos propenso a ser afectado por crises. Note-se que, na sua grande maioria, as empresas em dificuldades dependem de mão-de-obra barata e não especializada, por outro lado, aquelas com maior futuro são as que apostam nas novas tecnologias, no bom ambiente laboral, na qualidade, na excelência, na inovação e na criação de marcas próprias. Isso só se consegue com mão-de-obra especializada e pessoalmente realizada. Para que tal seja uma realidade são necessárias salas de aulas com condições e materiais didácticos apropriados (o exemplo dos portáteis disponibilizados pelo governo), apoio social escolar (refeições, material escolar, manuais escolares e transporte escolar, tudo isto gratuito ou a preços adequados aos rendimentos das famílias), professores motivados e competentes, e pais conscientes da necessidade de apostar na educação dos seus filhos.





Leiria pode ser um exemplo da aposta na educação como catalisadora do empreendedorismo. Pode romper com o passado, apostando no potencial humano do concelho, aumentando a capacidade e qualidade das instituições de ensino profissional e Politécnico do concelho, que em coordenação com apoio a instalação de novas empresas e ao crescimento das existentes, garanta o fortalecimento da economia local. Assim se valorizam as pessoas, se combatem as crises e se promove a igualdade de oportunidades através da aposta no ensino e da melhoria efectiva das condições de vida, visando sempre uma sociedade mais democrática, informada e participativa, mas economicamente sustentável.

(Texto publicado na newsletter da Concelhia do Partido Socialista de Leiria em 1 de Dezembro de 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Redundâncias da Actualidade - criado em Novembro de 2009 por Micael Sousa





TOP WOOK - EBOOKS

Novidades WOOK - Ciências

TOP WOOK - Economia, Contabilidade e Gestão

Novidades WOOK - Engenharia

Novidades WOOK - Guias e Roteiros